Diario de Pernambuco
Busca

Aumento

França e Alemanha lançam projeto para produzir armas

O anúncio é um passo maior na integração militar da União Europeia

Publicado em: 06/04/2018 17:27

Históricos inimigos, em especial nos séculos 19 e 20, França e Alemanha vão intensificar a colaboração militar produzindo armamentos em conjunto e compartilhando projetos e custos relacionados à segurança, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. Os ministérios da Defesa dos dois países apresentaram nesta quinta-feira seu plano comum de desenvolvimento de material bélico, incluindo o Sistema de Combate Aéreo do Futuro (SCAF), um programa que envolve aviões de caças e drones. O anúncio é um passo maior na integração militar da União Europeia.

Desde a posse do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vem sendo desprestigiada por Washington, que já informou a intenção de reduzir seus investimentos.

Para compensar, França e Alemanha se engajaram em aumentar seus orçamentos militares, chegando à casa dos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) na próxima década. A intenção é criar um programa de integração europeu, que dê maior capacidade às Forças Armadas do continente e, com isso, maior autonomia em relação à Otan.

O documento servirá como mapa do caminho para reunir não apenas governos, mas fabricantes europeus de material bélico, como Airbus, Dassault, Thales e MBDA. A aproximação também mostra a perda relativa de importância do Reino Unido neste momento. Em decorrência do Brexit, todos os projetos de parceria militar com a França - os dois países são parceiros prioritários - estão congelados ou andando a passos lentos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.