Internet

'Desafio do preservativo' acende alerta de especialistas

Popularizado nos Estados Unidos, prática consiste em inalar um preservativo pela narina e tirar pela boca e viralizou no no Youtube

Publicado em: 05/04/2018 14:59

Em alguns casos, participantes do desafio ficaram sufocados com o objeto e precisaram de ajuda para retirá-lo

Foto: MaxPixel / Creative Commons
Especialistas acenderam o alerta nos Estados Unidos após o início de uma "nova moda": os jovens estão utilizando o preservativo masculino de uma maneira pouco convencional, seguindo a lógica do “Condon Chellenge”, que em português significa “Desafio do Preservativo”. A “brincadeira” consiste em inalar um preservativo pelo nariz, puxá-lo pela garganta até conseguir tirá-lo completamente, pela boca. 

A atividade viralizou na internet após diversos vídeos serem publicados no YouTube com a temática. Em diversas gravações, jovens que participaram do jogo tiveram dificuldades para retirar a camisinha das vias respiratórias e alguns chegaram a se engasgar. De acordo com o jornal norte-americano ABC News, o desafio não é novidade. O jornal afirma que o primeiro registro dele foi em 2013, em um vídeo no canal da youtuber Savannah Strong.

Antes do “Condon Chellenge” ganhar espaço nas redes sociais, outro desafio ocupava a posição de destaque: Tide Pod Chellenge, no qual os participantes eram instigados a  ingerir cápsulas de detergente para roupas. Apesar dos riscos de intoxicação, no YouTube há centenas de vídeos em que pessoas aparecem fumando, mordendo e até preparando espécies de sopa com o produto de limpeza. 

O especialista norte-americano em educação Stephen Enriquez explicou ao jornal português Correio da Manhã que é absolutamente necessário alertar os pais e as autoridades para evitar que crianças e jovens encontrem esse tipo de conteúdo e reproduzam.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.