Novidade

Navio afundado na Segunda Guerra é encontrado na costa das Ilhas Salomão

A expedição, financiada pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, vem investigando o caso há duas semanas

Publicado em: 20/03/2018 09:13

O evento ocorreu há 76 anos, quando as tropas japonesas bombardearam o navio. Foto: Arquivo/Paul Allen site (Foto: Arquivo/Paul Allen site)
O evento ocorreu há 76 anos, quando as tropas japonesas bombardearam o navio. Foto: Arquivo/Paul Allen site (Foto: Arquivo/Paul Allen site)

Aproximadamente 76 anos após o confronto entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado nessa segunda-feira (19) o antigo navio de expedição afundado pelas forças japonesas na época. O bombardeio causado vitimou cerca de 700 pessoas. Apenas 10 combatentes sobreviveram. A infraestrutura bélica foi encontrada na costa das Ilhas Salomão, conhecida por ter aportado a maior campanha militar do período.

Financiado pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, a expedição vem investigando o caso há duas semanas, quando de fato encontraram o porta-aviões USS Lexington. A aviação também foi atingida durante a guerra e afundou junto com 35 aviões e 200 tripulantes próximo a costa da Austrália. "Estamos lidando com um ambiente aqui que é muito hostil. Tem milhares de metros de profundidade e é muito imprevisível", afirmou o diretor da operação, Robert Kraft, ao jornal britânico The Guardian. 

Ainda na tarde dessa segunda, Paul Allen publicou em seu Twitter sobre o andamento da operação, afirmando que a embarcação é mais conhecida por ter vitimado cinco irmãos, os Sullivans. Foi tanta a repercussão do caso na época, que a operação militar foi batizada com o nome da família, trazendo o sentimento de "hwroísmo" a eles. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.