POLÊMICA

Rato que toma banho: vídeo fofo ou episódio de maus-tratos a um animal?

Segundo especialistas, vídeo que se tornou viral mostra, na verdade, um roedor chamado pacarana que, provavelmente, está sofrendo para tirar um produto de limpeza do corpo

Publicado em: 30/01/2018 18:22 | Atualizado em: 30/01/2018 18:53

Cena do vídeo: roedores só se comportam assim quando estão incomodados com algo, avisa especialista. Foto: Youtube/Reprodução.

Você muito provavelmente viu "o vídeo do rato que toma banho". Postadas no YouTube por um internauta peruano chamado Jose Correa, as imagens viralizaram na segunda-feira (29/1), sendo reproduzidas por milhares de pessoas, a grande maioria encantada com o bichinho que, além de ser asseado, parece acreditar que é gente, uma vez que fica em postura ereta, sobre as duas patas traseiras. (Re)veja:

 

Um dia depois de se tornar viral, o vídeo começa a ser analisado por especialistas. E as primeiras notícias são desalentadoras. Em primeiro lugar, porque não é um "rato especial" que aparece na filmagem, mas um roedor que costuma ficar naquela posição com facilidade, devido à sua estrutura. Em segundo — e essa é a pior parte —, porque o bichinho está provavelmente sofrendo, talvez até sentindo dor. 

 

Ouvido pelo site da revista norte-americana Newsweek, o biólogo evolucionista Dallas Krentzel disse que o animal parece ser um pacarana, roedor encontrado em diversos países da América do Sul, inclusive no Brasil, e cujo nome científico é Dinomys branickii. 

 

"Com cabeça grande, bipedalismo (capacidade de se apoiar sobre os dois pés), antebraços flexíveis, cauda curta e cor dos pelos consistente, esse animal se ajusta à identidade do pacarana", disse Krentzel, que é pesquisador da Universidade de Chicago no Field Museum. "Não há outro roedor que se encaixaria nessa descrição, e o fato de o vídeo ter sido feito no Peru, onde pacaranas são comuns, praticamente fecha a questão, acrescentou. 

 

Um exemplar de pacarana (Dinomys branickii) fotografado no Peru, mesmo país onde foi feito o vídeo que se tornou viral. 
Foto: Benjamin Frable/Wikimedia

 

"Ele quer se livrar de tanto sabão" 

 

Já a hipótese de que o animal mostrado no vídeo está sofrendo foi levantada pelo biólogo Tuomas Aivelo, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. "Um roedor não faria isso a não ser que houvesse alguma coisa nele da qual ele desejasse muito se livrar. Eu acho que pode ser a espuma, acho que esse é o problema dele. Ele quer apenas se livrar de tanto sabão", analisou Aivelo ao site Gizmodo, sem descartar a possibilidade de o bicho estar sentindo dor.

 

Ouvido pelo mesmo site, o especialista em roedores Jason Munshi-South, da Universidade Fordham, em Nova York, acha que, provavelmente, alguém jogou algum produto de limpeza sobre o bicho. "Ou ele foi treinado para agir dessa forma. Porvavelmente por ser o bicho de estimação de alguém. Difícil saber sem mais informações, comentou. 

 

Confira o vídeo:  


TAGS: banho | viralizou | vídeo | rato |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.