Queimaduras Uma em cada 20 queimaduras em casa são por causa de chapinha; saiba como prevenir Lugares mais comuns para queimaduras são testa, orelhas e mãos por causa do uso em frente ao espelho, o que altera um pouco as noções de distância e profundidade do usuário

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/10/2017 10:46 Atualizado em: 10/10/2017 10:57

Segundo a organização beneficiente Electrical Safety, as chapinhas causam de um a cada 20 casos de queimaduras em crianças no Reino Unido. Foto: Public Domain/Pixabay
Segundo a organização beneficiente Electrical Safety, as chapinhas causam de um a cada 20 casos de queimaduras em crianças no Reino Unido. Foto: Public Domain/Pixabay
Chapinha pode ser um item importante na rotina de beleza de algumas pessoas, mas ela demora a esfriar depois de usar, o que pode provocar queimaduras, além da possibilidade causar choques elétricos e acidentes de manuseio durante o uso. 

Os lugares mais comuns para queimaduras são testa, orelhas e mãos por causa do uso em frente ao espelho, o que altera um pouco as noções de distância e profundidade do usuário. Para que os acidentes caseiros sejam evitados, a chapinha deve ficar sempre em um ângulo de 90 graus do couro cabeludo.

Por ser quente, a chapinha não deve ser utilizada no banheiro e deve ficar apoiada em superfícies que não sejam sensíveis ao calor. Ao manusear a chapinha, é importante estar com as mãos limpas, secas e sem luva. 

Segundo a organização beneficiente Electrical Safety, as chapinhas causam de um a cada 20 casos de queimaduras em crianças no Reino Unido. A maioria dos acidentes acontece quando a criança tenta pegar, tocar ou acabam pisando na prancha quente. 

A queimadura por chapinha é mais severa em crianças, pois a pele delas chega a ser 15 vezes mais fina que a de um adulto. Caso ocorra, a área lesionada deve ser colocada embaixo da água corrente imediatamente e em seguida a pessoa deve ser levada a um hospital.