Separatismo Rei da Espanha diz que Estado deve assegurar ordem constitucional na Catalunha| Com 90% dos votos, o "Sim" venceu o referendo pela separação da Catalunha, causando protestos e violência na Espanha.

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 03/10/2017 16:59 Atualizado em:

O rei da Espanha, Filipe VI, afirmou nesta terça-feira que o Estado deve "assegurar a ordem constitucional" na Catalunha, após o referendo de autodeterminação realizado no domingo, apesar da proibição da Justiça.

"Diante desta situação de extrema gravidade, é responsabilidade dos legítimos poderes do Estado assegurar a ordem constitucional e o normal funcionamento das instituições", ressaltou em um discurso televisionado.

O rei ainda acusou os líderes da Catalunha de atuarem "totalmente à margem do direito e da democracia", dois dias após a realização do referendo de autodeterminação da região proibido pela Justiça espanhola.

"Com suas decisões, violaram de forma sistemática as normas aprovadas legal e legitimamente, demostrando uma deslealdade inadmissível em relação aos poderes do Estado", declarou em um discurso televisionado.

"Com uma conduta irresponsável, podem ter colocado em perigo a estabilidade da Catalunha e de toda a Europa", ressaltou.