Atentado O que se sabe do tiroteio nos EUA Tragédia resultou em pelo menos 59 mortos e 527 feridos

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 02/10/2017 23:05 Atualizado em: 02/10/2017 23:16

Pelo menos 59 pessoas morreram e 527 ficaram feridas depois que um homem atirou contra parte do público de um show na noite de domingo em Las Vegas. Veja o que se sabe até agora: 
- O que aconteceu? -

Uma multidão de mais de 22.000 pessoas assistia à estrela da música country Jason Aldean no "Route 91 Harvest Festival" quando às 22h08 do horário local (02h08 de segunda-feira pelo horário de Brasília) foram disparadas várias rajadas de armas de fogo.

A polícia afirma que um só homem atirou contra o público de seu quarto no 32º andar do hotel e cassino Mandalay Bay, localizado no outro lado da rua da famosa Las Vegas Strip.

Localização do atirador e distância para as vítimas. Foto: Reprodução/Estado de Minas (Localização do atirador e distância para as vítimas. Foto: Reprodução/Estado de Minas)
Localização do atirador e distância para as vítimas. Foto: Reprodução/Estado de Minas


Robert Hayes, um bombeiro de Los Angeles que estava no show, declarou à Fox News que o que viu parecia a uma "cena de guerra". 

Ralph Rodríguez, contou que "as pessoas começaram a segurar tanto seus entes queridos como a estranhos para tentar de ajudá-los a sair dali".

- O autor dos disparos -

As autoridades identificaram o autor dos disparos como Stephen Craig Paddock, um contador público aposentado de 64 anos de Mesquite, Nevada, 130 km de Las Vegas. Paddock é o único suspeito de ter atirado, segundo as autoridades. Ele foi encontrado morto em seu quarto de hotel quando uma equipe de ações especiais (SWAT) chegou ao local.  A polícia acredita em suicídio. 

As forças de segurança encontraram pelo menos 16 armas longas no seu quarto de hotel e na sua casa foram apreendidas mais 18 armas de fogo, alguns explosivos e muita munição. 

A polícia informou que ele não tinha antecedentes criminais.

Eric Paddock, seu irmão mais velho, disse à imprensa local que não entende qual pode ter sido a motivação do ataque. 

Stephen Paddock jogava pôquer on-line regularmente e não tinha "nenhuma filiação religiosa nem política", assegurou seu irmão.

- Motivos - 

Sem dar provas, o Estado Islâmico afirmou que Paddock era um de seus "soldados" e que tinha o nome de guerra Abu Abdel Bar al Amriki ("O americano"). Também garantiu que ele havia se convertido ao Islã há vários meses. 

No entanto, o FBI não encontrou essa conexão até o momento, e o delegado local o descreveu como um "psicopata" solitário.

- Reações políticas -

O presidente Donald Trump classificou o tiroteio como um "ato de pura maldade", mas garantiu que não romperá a "unidade" da nação. 

Trump não mencionou a reivindicação não comprovada do Estado Islâmico, nem os pedidos para um maior controle do uso de armas. A Casa Branca disse que é "prematuro" reabrir esse debate nos Estados Unidos. 

O presidente observou um minuto de silêncio junto aos funcionários da Casa Branca e altos funcionários americanos no Jardim Sul da residência presidencial, e anunciou que irá a Las Vegas na quarta-feira.

- O tiroteio mais violento -

Embora o saldo final ainda esteja para ser confirmado, o tiroteio de Las Vegas já é o mais violento ocorrido na história recente dos Estados Unidos.

Até o momento, o mais violento havia sido o de junho 2016, quando 49 pessoas morreram na boate Pulse em Orlando, Flórida.

Um estudante matou 32 pessoas em 2007 na Universidade Virginia Tech e depois se suicidou.