Diario de Pernambuco
Busca
Internacional Poderoso furacão Irma, de categoria 5, atravessa Ilha de Barbuda Em Barbuda, vivem 1.645 pessoas e há 545 moradias de acordo ao último censo de 2011

Por: Agência EFE - EFE

Publicado em: 06/09/2017 15:23 Atualizado em:


O olho do furacão Irma atravessou nesta quarta-feira a Ilha de Barbuda com efeitos "potencialmente catastróficos" na região e no restante das Pequenas Antilhas, Porto Rico, República Dominicana e outros enclaves do Caribe, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

De categoria 5, a máxima na escala de intensidade Saffir-Simpson, Irma cruzou Barbuda por volta das 2h (hora local) com ventos máximos sustentados de 295km/h.

Neste momento, o Irma avança para o norte-noroeste a uma velocidade de 24km/h e fica 10 quilômetros ao norte de Barbuda e 65 quilômetros ao norte de Antígua.

Em Barbuda, vivem 1.645 pessoas e há 545 moradias de acordo ao último censo de 2011.

Segundo o padrão de trajetória traçado pelo NHC, após atravessar as Pequenas Antilhas o furacão extremadamente "perigoso" Irma passará perto ou apenas ao norte de Porto Rico hoje ao meio-dia.

Uma vez passando por Porto Rico, Irma passará provavelmente pelo norte da República Dominicana, Bahamas, norte de Cuba e chegará na Flórida no final de semana.

Ainda que se esperam algumas oscilações, os meteorologistas preveem que Irma se mantenha em categoria 4 ou 5 nas próximas 48 horas.

O Irma é o furacão mais intenso formado no Atlântico desde Allen, que em 1980 alcançou ventos máximos sustentados de 305km/h.