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Montadoras Estudo atribui ao "Dieselgate" 5.000 mortes por ano na Europa Os números estão em sintonia com previsões anteriores sobre o número de falecidos em consequência do grande escândalo "Dieselgate", revelado em 2015 quando a Volkswagen admitiu a manipulação dos motores

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 18/09/2017 08:54 Atualizado em:

A manipulação dos motores planejada pelas montadoras para que os veículos parecessem mais ecológicos pode ter causado 5.000 mortes apenas na Europa, afirma estudo. Foto: Getty Images North America/Getty Images/AFP/Arquivos / David Paul Morris
A manipulação dos motores planejada pelas montadoras para que os veículos parecessem mais ecológicos pode ter causado 5.000 mortes apenas na Europa, afirma estudo. Foto: Getty Images North America/Getty Images/AFP/Arquivos / David Paul Morris
A manipulação dos motores planejada pelas montadoras para que os veículos parecessem mais ecológicos pode ter causado 5.000 mortes apenas na Europa, indica um estudo publicado nesta segunda-feira.
Os números estão em sintonia com previsões anteriores sobre o número de falecidos em consequência do grande escândalo "Dieselgate", revelado em 2015 quando a Volkswagen admitiu a manipulação dos motores.
Desde então, outras montadoras estão sob suspeita.
Em maio, um estudo da revista científica Nature calculou que o "excesso" de emissões poluentes dos veículos as diesel teria provocado em todo o mundo 38.000 mortes prematuras em 2015.
O novo estudo, publicado pela revista Environmental Research Letters, se concentra na incidência na Europa.
Um grupo de pesquisadores da Noruega, Áustria, Suécia e Holanda calculou que a cada ano 10.000 mortes na Europa podem ser atribuídas a micropartículas emitidas por veículos leves que funcionam a diesel.
Quase metade das mortes poderiam ser evitadas, caso as emissões de óxido de nitrogênio fossem ajustadas aos testes de laboratório.
A Volkswagen admitiu o uso de softwares ilegais para que os carros apresentassem resultados com menos emissões durante os testes.
Os países mais afetados são Itália, Alemanha e França, indicam os pesquisadores. Sãos os que têm maiores populações e maior taxa de carros a diesel.
Atualmente a Europa tem quase 100 milhões de carros a diesel, o dobro que o restante dos países, de acordo com os cientistas.