Diario de Pernambuco
Busca
Internacional Ministros de Bolívia e Brasil tratatão luta antidrogas e controle fronteiriço Bolívia e Brasil compartilham uma fronteira que supera 3,4 mil km

Por: Agência EFE - EFE

Publicado em: 16/08/2017 14:27 Atualizado em:


Ministros da área de segurança da Bolívia e do Brasil tratarão na quinta-feira, na cidade boliviana de Santa Cruz, mecanismos de cooperação e coordenação contra o crime organizado e os delitos transnacionais, como o narcotráfico.

As problemáticas urgentes para ambos países estão relacionadas à luta antidroga, ao controle de fronteiras, ao tráfego aéreo, à investigação criminal, ao tráfego de pessoas, entre outras, indicou nesta quarta-feira um comunicado do Ministério de Governo da Bolívia.

A delegação brasileira será liderada pelos ministros de Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; Defesa, Raúl Belens Jungmann; de Segurança Institucional Sérgio Westphalen Etchegoyen, e os funcionários da embaixada do Brasil na Bolívia".

A representação boliviana será presidida pelos ministros de Governo, Carlos Romero, e de Defesa, Reymi Ferreira.

Bolívia e Brasil compartilham uma fronteira que supera 3,4 mil km e a intenção das autoridades bolivianas é melhorar os controles e a coordenação com seus colegas brasileiros para enfrentar os fatos delitivos.

Em maio deste ano as autoridades bolivianas visitaram o Brasil para se reunir com os seus colegas com o compromisso de reforçar as operações de segurança sincronizadas na fronteira.

O Executivo da Bolívia mostrou preocupação nos últimos meses por fatos delitivos nos quais participaram brasileiros, bem como nos vínculos destes com organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho.