Diario de Pernambuco
Busca
EUA Trump ajudou a escrever falso testemunho de filho sobre advogada russa diz jornal Presidente americano teria afirmado que o filho deveria dizer à imprensa que tratou com Natalia apenas "assuntos relativos à adoção de crianças russas"

Publicado em: 31/07/2017 23:06 Atualizado em:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ajudou a escrever a primeira versão que Donald Trump Jr. deu a respeito do encontro com a advogada russa Natalia Veselnitskaia e que posteriormente foi desmentida pelo próprio filho do republicano, informa o jornal americano Washington Post.

Citando fontes anônimas, o Washington Post diz, enquanto os assessores diretos do presidente alegavam que era necessário admitir o encontro e o teor político da reunião, dado do risco legal que a história poderia ter, Trump teria afirmado que o filho deveria dizer à imprensa que tratou com Natalia apenas "assuntos relativos à adoção de crianças russas".

A primeira declaração de Trump Jr., publicada no jornal New York Times no começo de julho, enfatizou que o tema da reunião não era "uma questão de campanha na época" do encontro, em junho de 2016. A redação do comunicado, segundo o Washington Post, teria ocorrido à bordo do Air Force One na volta do presidente do G20 na Alemanha.

Dois dias depois, pressionado pela imprensa, Trump Jr. deu mais detalhes sobre a reunião e admitiu que Natália tentou fornecer informações comprometedoras à campanha do pai sobre a candidata concorrente, a democrata Hillary Clinton. Posteriormente, o filho do presidente disse que "teria feito as coisas de modo diferente".

O caso teve ampla repercussão na imprensa americana. Na esteira dos acontecimentos, o genro do presidente, Jared Kushner, que também participou da reunião entre Natália e Trump Jr., depôs em comitê do Congresso que investiga as denúncias de interferência da Rússia nas eleições do ano passado.

Procurada pela reportagem do Washington Post, a Casa Branca não se manifestou.