Diario de Pernambuco
Busca
Relações Tillerson fará visita a países do Golfo para tentar resolver crise com o Catar A visita do secretário será a procura de aliviar as tensões na região

Por: AE

Publicado em: 10/07/2017 09:51 Atualizado em:

 Ele, então, visitará o Catar e a Arábia Saudita Foto: AFP
Ele, então, visitará o Catar e a Arábia Saudita Foto: AFP


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, embarca em sua primeira missão diplomática nesta semana, em uma tentativa de resolver a crise diplomática que envolve o Catar e outros países no Golfo Pérsico.

Segundo o Departamento de Estado, Tillerson viajaria entre o Kuwait, o Catar e a Arábia Saudita, entre esta segunda e quinta-feira, procurando aliviar as tensões na região. No início de junho, a Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos cortaram os laços diplomáticos com o Catar e impuseram um bloqueio ao país, alegando um suposto apoio a extremistas. O Kuwait liderou um esforço de mediação da situação mas o Catar rejeitou as propostas dos países árabes para acabar com o impasse.

Tillerson irá viajar de Istambul para a Cidade do Kuwait nesta segunda-feira, onde conversará com o emir do país, Jaber Al-Ahmad al-Sabah. Ele, então, visitará o Catar e a Arábia Saudita, embora os detalhes dessas reuniões não tenham sido previamente anunciados.