Aliança Otan anuncia fornecimento de equipamentos de cibersegurança para a Ucrânia Poucos detalhes foram fornecidos, mas Stoltenberg disse que o equipamento "ajudaria a Ucrânia a investigar quem está por trás dos diferentes ataques"

Por: AE

Publicado em: 10/07/2017 11:24 Atualizado em:

Stoltenberg acrescentou que a Otan está estudando atentamente os ataques da Ucrânia. Foto: Paulo Paiva/DP
Stoltenberg acrescentou que a Otan está estudando atentamente os ataques da Ucrânia. Foto: Paulo Paiva/DP


O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que a aliança está fornecendo novos equipamentos de cibersegurança para o governo ucraniano, a fim de ajudar a proteger os dados do país de possíveis ataques cibernéticos.

Em uma coletiva de imprensa ao lado do presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, nesta segunda-feira, Stoltenberg disse a jornalistas que "estamos no processo de fornecer à Ucrânia novos equipamentos para algumas instituições-chave do governo".

Poucos detalhes foram fornecidos, mas Stoltenberg disse que o equipamento "ajudaria a Ucrânia a investigar quem está por trás dos diferentes ataques". Recentemente, o país foi atingido por uma série de poderosos ataques hackers, incluindo um que paralisou os computadores no país. Kiev culpou a Rússia pelos ataques, mas o Kremlin negou as acusações.

Stoltenberg acrescentou que a Otan está estudando atentamente os ataques da Ucrânia. "A Otan está aprendendo muito com a Ucrânia" disse.