Diario de Pernambuco
Busca
SÍRIA Governo sírio diz que não foi convidado a ter conversas diretas com oposição Bashar al-Ja'afari disse que sua equipe não foi convidada para um encontro frente a frente com a oposição.

Por: Agência Estado

Publicado em: 14/07/2017 14:07 Atualizado em:

O principal enviado do governo sírio às negociações de paz mediadas pelas Nações Unidas em Genebra, Bashar al-Ja'afari, disse que sua equipe não foi convidada para um encontro frente a frente com a oposição. 

Ja'afari falou com repórteres após o encontro final com o enviado da ONU, Staffan de Mistura, já que a sétima rodada de negociações indiretas envolvendo as partes em conflito desde o início do ano passado chegou ao fim nesta sexta-feira. Ja'afari fez referência a apoiadores estrangeiros dos principais opositores do governo, como a Arábia Saudita, a Turquia e facções de oposição menores.

Ele disse que "a coisa mais importante é para nós [governo] ter um parceiro nacional, e não um cliente para agendas estrangeiras". Um dia antes, Mistura reconhece que ele não estava "impulsionando" a oposição e as delegações do governo para se encontrarem diretamente até que pudessem participar de conversas reais.