Diario de Pernambuco
Busca
CONFLITOS Cessar-fogo na Síria abre espaço para diálogos de paz na região, diz ONU Acordo entrará em vigor ao meio dia de domingo (horário de Damasco), de acordo com autoridades do governo dos EUA e da Jordânia

Por: Agência Estado

Publicado em: 08/07/2017 10:17 Atualizado em: 08/07/2017 10:19

A Organização das Nações Unidas (ONU) parabenizou o acordo entre a Rússia e os Estados Unidos para o cessar-fogo no sudoeste da Síria. Segundo a organização, a medida deve permitir o surgimento de diálogos para promover a paz na região. 

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo no sudoeste da Síria, de acordo uma autoridade americana. O acordo ocorreu ontem, no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontraram pela primeira vez na Alemanha, em uma reunião bilateral durante a cúpula do G-20.

Segundo o enviado especial da ONU na Síria, Ramzy Ramzy, o anúncio é um passo na direção certa. Ele afirmou que outras áreas da Síria tendem a seguir o mesmo caminho. 

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, se encontrou com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, após a reunião de Putin e Trump. Tillerson afirmou que o acordo é a "primeira indicação" de que os EUA e a Rússia "são capazes de trabalhar juntos".

O cessar-fogo na Síria, firmado entre Rússia e Estados Unidos, entrará em vigor ao meio dia de domingo (horário de Damasco), de acordo com autoridades do governo dos EUA e da Jordânia, também envolvida no acordo.