Protesto Polícia venezuelana bloqueia marcha de idosos contra governo de Nicolás Maduro Entre os cartazes, onde se podia ler "a Venezuela está ferida no coração com fome, miséria, corrupção e ditadura", centenas de manifestantes marcharam desde o leste da cidade

Por: AE

Publicado em: 12/05/2017 19:42 Atualizado em:

Centenas de policiais bloquearam, nesta sexta-feira, uma manifestação encabeçada por idosos, a qual buscava chegar ao centro de Caracas e que protestava em busca de uma melhora na economia para os aposentados e contra a Assembleia Constituinte com que o presidente Nicolás Maduro busca reformar a Constituição do país.

Entre os cartazes, onde se podia ler "a Venezuela está ferida no coração com fome, miséria, corrupção e ditadura", centenas de manifestantes marcharam desde o leste da cidade, mas não conseguiram chegar à sede da Defensoria do Povo.

"Peço a esse governo que vá embora", disse Olga Damisca, de 83 anos, que se uniu à marcha em uma cadeira de rodas, empurrada por seu filho. "Temos que sair às ruas para pedir por justiça."

Escudos e armas caseiras também foram usados por manifestantes na Venezuela. Com rostos cobertos com camisetas, um grupo de jovens criou um estilingue para lançar frascos com excrementos contra a Guarda Nacional, que se escondeu atrás de um carro blindado, em meio a protestos contra o governo.

A atenção se centrou nos últimos dias nas chamadas "puputov", a mais recente arma da oposição venezuelana, ainda que, por várias semanas, os jovens tenham mostrado sua criatividade para se proteger das forças de segurança: máscaras à prova de gás com garrafas de suco e escudos fabricados com madeira e caixotes de lixo.