ESPAÇO Astronautas dos EUA realizaram caminhada espacial 'crítica' para reparar falha Jornada realizada por Peggy Whitson e Jack Fischer é considerada 'crítica' pela NASA

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 23/05/2017 14:04 Atualizado em: 23/05/2017 14:12

Dois astronautas americanos iniciaram nesta terça-feira uma caminhada orbital, que a Nasa descreveu como "crítica", para reparar a falha de uma peça do equipamento que ajuda a gerar energia na Estação Espacial Internacional (ISS). A caminhada dos astronautas Peggy Whitson e Jack Fischer começou às 11H20 GMT (8H20 de Brasília) e deve durar horas e meia, um período de tempo muito mais curto dos que as seis horas e meia que costuma demorar, disse a agência espacial americana.
 
Uma caixa repetidora de um computador falhou no sábado, mas a tripulação nunca esteve em perigo porque há duas caixas, conhecidas como unidades multiplexer-demultiplexer (MDM), e uma delas continuou funcionando, disse a Nasa. Um porta-voz da agência espacial descreveu a missão desta terça-feira como uma "caminhada espacial de contingência crítica" e afirmou que a substituição da caixa com defeito é de "alta prioridade".

O MDM ajuda a operar a dispersão solar, a geração de energia elétrica e a equipe robótica da ISS. Também regula as operações dos radiadores e dos sistemas de esfriamento. "Já que cada MDM é capaz de interpretar as funções críticas da estação, a tripulação na estação não está em perigo e as operações da estação não estão afetadas", declarou a Nasa em um comunicado.