Internet Papa surpreende plateia e aparece em palestra do TED Talk O pontífice gravou um vídeo direto do Vaticano para uma conferência que acontecia em Vancouver, no Canadá

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/04/2017 09:26 Atualizado em: 26/04/2017 09:37

Em sua fala, reforçou que as pessoas só poderão construir um futuro se lembrarem que não são uma ilha, um "eu" separado do "outro". Foto: Reprodução/TED Talk
Em sua fala, reforçou que as pessoas só poderão construir um futuro se lembrarem que não são uma ilha, um "eu" separado do "outro". Foto: Reprodução/TED Talk
A plateia do famoso programa de palestras TED Talk em Vancouver, no Canadá, se surpreendeu ao ver que ninguém menos que o Papa Francisco era o palestrante do evento, cujo tema era "The Future You", "O você do futuro", em tradução livre. Via internet, o pontífice falou em italiano, direto do Vaticano, sobre como "todos nós precisamos uns dos outros"

"Boa tarde ou bom dia, não tenho certeza que horas são aí", começou dizendo. Em um discurso de quase 17 minutos, o Papa reforçou que a vida é baseada em interações e não simplesmente "tempo passando". Em sua fala, reforçou que as pessoas só poderão construir um futuro se lembrarem que não são uma ilha, um "eu" separado do "outro". 

Em um segundo momento, o pontífice falou sobre como seria "maravilhoso" que o desenvolvimento da ciência e tecnologia estivesse atrelado à igualdade e inclusão social. Ele comparou a descoberta de novos planetas com a descoberta das necessidades dos nossos irmãos e irmãs que orbitam ao nosso redor. 

Afirmando que muitos desejariam apagar o termo solidariedade do dicionário, ele ressaltou que o sentimento não é um mecanismo automático, não pode ser programado ou controlado. "É uma resposta livre que nasce no coração de cada um", pontuou. 

A última mensagem foi sobre a revolução da ternura, como definiu o Papa. "A ternura é o amor que chega próximo e se torna real". Para ele, as pessoas devem usar a ternura para ver e escutar o outro, ouvir as crianças, os pobre e aqueles que têm medo do futuro.