Em cúpula sobre Brexit, líderes europeus comentam sobre relações com Reino Unido Presidente da França disse que os eleitores franceses têm uma escolha a fazer sobre o futuro da Europa

Publicado em: 29/04/2017 16:47 Atualizado em:

O presidente da França, François Hollande, disse que os eleitores franceses têm uma escolha a fazer sobre o futuro da Europa ao votarem no segundo turno da eleição presidencial do país, no próximo fim de semana.

Em Bruxelas, durante a Cúpula que discute a saída do Reino Unido da UE, Hollande disse que a votação mostrará "se o povo francês deve temer uma saída da UE. Eles têm tudo para ganhar ficando no bloco". Para ele, "é um risco" que a França siga o Reino Unido e deixe a UE - o que pode acontecer caso Marine Le Pen, candidata da extrema-direita, vença a eleição presidencial.

O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, criticou a convocação de novas eleições gerais no Reino Unido, pela premiê britânica, Theresa May. Bettel afirmou que o movimento foi feito para poder pressionar por uma saída mais personalizada da UE, chamando a ação de "Brexit de Theresa". Para ele, May precisará de um mandato forte para as negociações da saída britânica da UE.

Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda, também comentou sobre o Brexit. Ele disse que confia de forma suficiente tanto no bloco quanto no Reino Unido para resolver questões fundamentais, como o direito dos cidadãos, o projeto de separação e a fronteira irlandesa. Rutte enfatizou a importância britânica para a economia holandesa e disse que, a partir de agora, os dois lados devem começar a falar sobre as relações futuras, envolvendo comércio e política. Fonte: Associated Press.