Diario de Pernambuco
Busca
Luto Morre Kenneth Arrow, o mais jovem vencedor do Nobel de Economia Arrow também recebeu a medalha J. B. Clarke, concedida ao melhor economista com menos de 40 anos

Publicado em: 22/02/2017 16:40 Atualizado em:

Morreu nesta terça-feira, em Palo Alto, Califórnia, Kenneth Arrow, o mais jovem vencedor do Nobel de Economia. Ele tinha 95 anos e a família não soube informar a causa da morte.

Arrow ficou internacionalmente conhecido por ser o mais jovem ganhador do Prêmio Nobel em Economia, aos 51 anos, em 1972. Além disso, recebeu a medalha J. B. Clarke, concedida ao melhor economista com menos de 40 anos, e ganhou o Prêmio Von Neumann pela sua contribuição em pesquisa operacional.

Ele foi responsável por revolucionar a teoria econômica, a ciência política, inaugurou a economia da informação, contribuiu para a macroeconomia e para a pesquisa operacional. E também inventou a economia moderna.

Seu teorema da impossibilidade da razão social talvez seja um dos três grandes resultados formais do século passado, ao lado do Princípio da Incerteza de Heidelberg e do Teorema de Godel.

Cinco de seus alunos ganharam o Prêmio Nobel em Economia, e muitos outros o receberam por trabalhos em que elaboraram sobre suas contribuições originais e incrivelmente profundas.