Diario de Pernambuco
Busca
mundo animal Filhote de hipopótamo é salva por médicos de hospital pediátrico Filhote nasceu prematuramente e sofria com desidratação

Publicado em: 22/02/2017 23:35 Atualizado em: 22/02/2017 23:57

Fiona acabou sofrendo uma desidratação por ter se recusado a beber leite Foto: Cincinnati Zoo/Divulgação
Fiona acabou sofrendo uma desidratação por ter se recusado a beber leite Foto: Cincinnati Zoo/Divulgação
Médicos responsáveis por cuidar de crianças também podem salvar a vida de animaizinhos recém-nascidos? A resposta é sim. Pelo menos para o caso ocorrido em Cincinati, nos Estados Unidos, em que uma filhote de hipopótamo nasceu prematuramente e precisou ser socorrida por pediatras de um hospital próximo ao zoológico em que estava. 

A filhote, que recebeu o nome de Fiona - sim, o mesmo que a princesa ogra do Shrek -, nasceu seis semanas antes do previsto, com 13kg - se você acha isso pesado, saiba que a média de um hipopótamo recém-nascido normal varia entre 25kg a 54kg.

Fiona acabou sofrendo uma desidratação por ter se recusado a beber leite, por isso precisou ser alimentada por uma sonda intravenosa. No entanto, a equipe responsável pelos mamíferos do zoo, encontrou dificuldades para alimentar a pequena hipopótamo. 

Segundo Christina Gorsuch, chefe da equipe, filhotes prematuros têm veias muito finas, por isso, apesar de os veterinários terem conseguido inserir um catéter, as veias não aguentavam e estouravam. 

A solução encontrada foi pedir ajuda a médicos do Hospital Infantil de Cincinnati, que fica ao lado do zoológico onde Fiona nasceu. "Por sorte, estamos ao lado de um hospital que tem um departamento inteiro dedicado a trabalhar com veias difíceis", disse Gorsuch em entrevista à BBC.

Ainda de acordo com a veterinária, Fiona "está dormindo muito, mas voltou a mamar e a fazer movimentos sob uma supervisão muito cuidadosa. O cateter ainda está no lugar".

Sua equipe acredita que a recusa em beber leite seja devida ao desconforto que a filhote sentia por causa do surgimento da nova dentição.