Diario de Pernambuco
Busca
Reino Unido Chefe de operação que matou Jean Charles assume como nova comandante da Scotland Yard Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo policial mais importante do Reino Unido

Publicado em: 22/02/2017 21:15 Atualizado em:

 ( Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo policial mais importante do Reino Unido Foto: Leon Neal/AFP Photo)
A policial Cressida Dick, que comandou a operação que matou, por engano, o brasileiro Jean Charles de Menezes numa estação de metrô de Londres, assumiu o posto de nova comandante da Soctland Yard, Polícia Metropolitana da capital inglesa. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo policial mais importante do Reino Unido desde a criação da força, em 1829. As informações são da BBC Brasil. 

Cressida comandou, no dia 22 de julho de 2005, a perseguição a um dos suspeitos de uma tentativa de atentado a trens do metrô no dia anterior: o etíope naturalizado britânico Osman Hussain, que morava no mesmo conjunto habitacional que Jean Charles.  

Do centro de operações da Scotland Yard, Cressida ordenou que o suspeito fosse impedido de entrar no metrô. Logo após, o eletricista mineiro foi morto com sete tiros na cabeça por agentes à paisana. 

O inquérito que apurou o incidente inocentou a comandante de qualquer responsabilidade pela morte do brasileiro. A Scotland Yar recebeu apenas uma multa por violações à mesma legislação que regula acidentes de trabalho. 

A família do mineiro enviou uma carta ao prefeito de Londres, Sadiq Khan, para que ele não endossasse a nomeação da policial para o cargo ocupado por Bernard Hogan-Howe nos últimos cinco anos.

"Estamos muitos desapontados com a decisão, porque a Cressida Dick foi no mínimo incompetente no comando da operação em que meu primo morreu. Não há garantia de que outras pessoas não morrerão em erros deste tipo, ainda mais neste momento em que várias cidades europeias estão em alerta por causa de ataques como o da [milícia terrorista] Estado Islâmico", afirmou Patrícia Armani, prima do brasileiro, em entrevista à BBC. 

Alex Pereira, também primo de Jean Charles, acusou a policial de se "beneficiar de uma tragédia que ela mesmo provocou."

"Não é fácil vê-la promovida ao mais alto cargo policial do Reino Unido", disse.

O novo cargo dará a Cressida um salário anual de cerca de R$ 1 milhão, maior que o da primeira-ministra, Theresa May.