Mundo
Diplomacia
Trump nomeia político amigo de Pequim como embaixador na China
O governador de Iowa, Terry Branstad, de 70 anos, terá a delicada tarefa de representar Washington em Pequim
Publicado: 07/12/2016 às 14:49

O governador de Iowa, Terry Branstad, conversa com jornalistas após se reunir com Trump em Nova York. Foto: Eduardo Muñoz Álvarez/AFP/
Branstad, de 70 anos, terá a delicada tarefa de representar Washington em Pequim, depois que Trump fez da China alvo privilegiado de suas críticas, acusando o país de concorrência desleal.
Branstad conhece o presidente chinês Jinping desde 1985, quando Xi visitou o Iowa.
Desde então Branstad visitou a China várias vezes e ofereceu um jantar para Xi em Des Moines, em 2012, nove meses antes que seu hóspede fosse eleito presidente.
A nomeação de Branstad surge em meio a novas tensões com a China depois que Trump rompeu quase quatro décadas de protocolo diplomático na semana passada, ao conversar diretamente com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
O fato pode provocar um sério incidente com Pequim, que mantém sua política de "Uma China", ao considerar Taiwan como parte de seu território.
Depois que a China protestou ante Washington, Trump acusou, através do Twitter, Pequim de manipular sua moeda para melhorar sua posição comercial e de militarizar o Mar da China Meridional.
Últimas

Mais Lidas
