Mundo
Diplomacia
Pearl Harbor: Obama saúda aliança com Tóquio, 'inimaginável' há 75 anos
Presidente dos EUA comemora solidez das relações entre seu país e o Japão, outrora "adversários ferrenhos" e agora "aliados próximos"
Publicado: 07/12/2016 às 15:31

O presidente americano, Barack Obama, em Tampa, Flórida, no dia 6 de dezembro de 2016. Foto: Mandel Ngan/AFP/
"Estou ansioso para ir ao memorial do USS Arizona (na base militar de Pearl Harbor, no Havaí) no final do mês com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe", escreveu Obama em um comunicado.
"Esta visita histórica será um tributo ao poder da reconciliação", acrescentou.
Ele ressaltou que os dois países que foram inimigos agora estão ligados em "uma aliança inimaginável há 75 anos" e que continuarão a trabalhar lado a lado "por um mundo mais pacífico e mais seguro".
O ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941, com o objetivo de aniquilar a frota americana, precipitou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
A visita de Abe ao Havaí em 26 e 27 de dezembro, terá lugar alguns meses depois da visita de Obama a Hiroshima, cidade símbolo dos danos causados pela bomba atômica.
O governo japonês disse que o objetivo desta visita sem precedentes é honrar as vítimas da guerra, e não pedir desculpas.
Últimas

Mais Lidas
