Mundo
Guerra na Síria
EUA e Rússia se reúnem sábado para tentar 'salvar Aleppo'
De acordo com o secretário de Estado americano, John Kerry, a reunião será em Genebra, na Suíça
Publicado: 09/12/2016 às 16:52

O secretário de Estado americano, John Kerry, fala ao telefone em Hamburgo, norte da Alemanha, no dia 7 de dezembro de 2016. Foto: Bodo Marks/AFP/
Em declarações durante uma recepção na embaixada americana em Paris, Kerry disse que continua trabalhando "na maneira de salvar Aleppo de uma destruição total, absoluta" frente à ofensiva das forças do governo sírio apoiadas pela Rússia.
A reunião de Genebra acontece no âmbito desse esforço, segundo Kerry.
O secretário de Estado não vai a Genebra, já que a reunião entre delegações de ambos os países será um encontro de nível "técnico", sem a participação dos ministros das Relações Exteriores, explicou uma fonte de alto escalão da diplomacia americana.
A mesma fonte acrescentou que os participantes vão tratar de um plano para Aleppo em três fases: "Cessar-fogo, ajuda humanitária e saída da oposição e dos civis de Aleppo".
"Trabalhamos duro com pessoas, com as quais temos divergências, para ver se podemos encontrar uma forma, em nome da humanidade e da decência, de proteger suas vidas, de tentar separar os combatentes e de fazer avançar o processo. Estamos perto, [mas] ainda não conseguimos", declarou Kerry, que volta para os EUA no sábado à noite.
Últimas

Mais Lidas
