Diario de Pernambuco
Busca
Declaração Presidente do Irã critica candidatos à presidência dos EUA

Por: Agência Estado

Publicado em: 23/10/2016 13:46 Atualizado em:

 presidente do Irã, Hassan Rouhani, criticou neste domingo o comportamento dos candidatos à presidência dos Estados Unidos. Em discurso na cidade de Arak, ele afirmou que considera a disputa nos EUA uma escolha "entre o ruim e o pior ainda".

"Vocês viram o debate e a forma como eles falam, acusando um ao outro?", questionou. "Será que nós queremos esse tipo de democracia no nosso país?", acrescentou. "Olhem para aquele país a situação é que ali a moralidade não tem vez", concluiu.

A TV estatal do Irã transmitiu integralmente dois dos debates entre os candidatos norte-americanos Donald Trump e Hillary Clinton. A TV tem acompanhado de perto a campanha, frequentemente destacando os problemas sociais e econômicos dos Estados Unidos e os segmentos de maior confronto dos debates.

O discurso de Rouhani marcou a primeira declaração pública dele sobre a eleição nos Estados Unidos. O Irã promoverá eleições presidenciais em maio de 2017 e Rouhani pode se candidatar a um segundo mandato. No mês passado, o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad afirmou que não concorrerá nas eleições do ano que vem.

Apesar do acordo nuclear firmado com os Estados Unidos e outras potências mundiais que entrou en vigor em janeiro, Teerã e Washington ainda não restituíram os laços diplomáticos que foram cortados na Revolução Islâmica de 1979. Fonte: Associated Press.