Genética Nasce o primeiro bebê a combinar o DNA de três pessoas A criança carrega o DNA de um terceiro doador, além da mãe e do pai

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/09/2016 13:08 Atualizado em: 27/09/2016 13:38

O procedimento médico foi realizado no México, onde não há leis que proíbam a técnica. Foto: Reprodução

Uma nova técnica de fertilidade foi recebida com polêmica e excitação pela comunidade científica. Com cinco meses de idade, Abrahim Hassam é o primeiro bebê a nascer com o DNA de três pais. A técnica foi adotada para evitar que a mãe de Abrahim, que transporta genes para a síndrome de Leigh, passasse a doença para o filho. Assim, a criança carrega o DNA de um terceiro doador, além da mãe e do pai.

O procedimento médico foi realizado no México, onde não há leis que proíbam a técnica. A informação foi divulgada pela revista científica New Scientist, que também explica que Abrahim é considerado livre de ter a condição genética da mãe pela técnica de "trés-parent", chamado de transferência pronuclear, que envolve fertilização de um óvulo da mãe e de um óvulo doador com o esperma do pai.

A técnica que permite que pais com mutações genéticas possam ter bebês saudáveis foi legalmente aprovada no Kings College, em Londres.