Diario de Pernambuco
Busca
Lei Califórnia proíbe espetáculos com baleias no parque aquático SeaWorld A criação desses animais em cativeiro também está proibida

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/09/2016 08:38 Atualizado em: 14/09/2016 16:21

Em março, o parque anunciou o cancelamento de seu programa de espetáculos com orcas. Foto: Domínio Público
Em março, o parque anunciou o cancelamento de seu programa de espetáculos com orcas. Foto: Domínio Público


O estado norte-americano da Califórnia anunciou que vai acabar com os espetáculos com baleias no parque aquático SeaWorld. A criação desses animais em cativeiro também está proibida. O governador Jerry Brown assinou a lei que garante a decisão nesta terça-feira. O SeaWorld já havia confirmado que iria acabar com as polêmicas apresentações. O projeto de lei de autoria do deputado Richard Bloom faz uma exceção para instituições de ensino que pretendem pesquisar os animais. 

O texto também proíbe qualquer pessoa de reproduzir orcas em cativeiro. Quem descumprir a lei pode ser multado em até US$ 100 mil. O público do SeaWorld caiu drasticamente desde 2013, ano de lançamento do documentário Blackfish, que criticou o tratamento do parque de suas baleias. As ações da empresa tiveram uma queda de mais de 62% nos últimos três anos.

Em março, o parque anunciou o cancelamento de seu programa de espetáculos com orcas. Segundo comunicado divulgado na época, a intenção da empresa é proporcionar aos visitantes uma experiência mais “natural” com os animais e focar em um compromisso de “educação, pesquisa de ciência marinha e resgate destes animais marítimos.

Em nota, a ativista brasileira Carol Zerbato comemorou a lei aprovada na unidade federativa do oeste dos Estados Unidos. "É uma grande vitória para a evolução da humanidade, que está entendendo cada dia mais que os animais não nasceram para nos servir", destaca. Por outro lado, ela alerta: "No entanto, vale ressaltar que a aprovação da lei representa muito mais uma mudança de consciência do que uma mudança prática, porque as orcas que já estão em cativeiro continuarão em cativeiro"

A publicitária defende uma reestruturação do SeaWorld. "O ideal é que sejam cessados não só os programas de reprodução e shows, mas também que o complexo de parques seja reestruturado para oferecer uma vida mais digna e minimamente saudável às orcas que lá estão ou que permita que sejam encaminhadas para santuários marinhos", explica.