Brinquedos Princesas da Disney podem prejudicar autoestima das crianças, diz estudo De acordo com os estudos, as personagens reforçam estereótipos de gênero entre as meninas e afetam a autoestima e segurança das crianças sobre sua própria aparência

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/06/2016 09:42 Atualizado em: 28/06/2016 10:11

Um estudo realizado pela Universidade Brigham Young, nos EUA, intitulado "Pretty as a Princess" (bonita como uma princesa) examinou a relação entre as princesas da Disney e a autoestima das crianças e o resultado foi preocupante. De acordo com os estudos, as personagens reforçam estereótipos de gênero entre as meninas e afetam a autoestima e segurança das crianças sobre sua própria aparência.

Para realizar o estudo, a pesquisadora Sarah Coyne entrevistou cerca de 200 meninas e meninos em idade pré-escolar."As princesas da Disney representam os primeiros exemplos da exposição da forma física ideal. Este padrão, que nos persegue por toda a vida, começa aos três ou quatro anos de idade", explicou Sarah em entrevista publicada pelo jornal O Globo. O estudo também aponta que meninas com problemas de autoestima em relação ao corpo apresentam uma maior propensão a se "engajar" no consumo de produtos relacionados a essas princesas.