Recém-nascida Inspirados no Brexit, pais mexicanos registram filha com o nome de Breksit menina nasceu na sexta-feira, um dia após o Reino Unido realizar um referendo no qual os britânicos votaram por abandonar a União Europeia

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/06/2016 11:32 Atualizado em: 28/06/2016 11:36

A informação, acompanhada de uma foto da certidão de nascimento da menina, viralizou nas redes sociais Foto: Reprodução/Twitter (A informação, acompanhada de uma foto da certidão de nascimento da menina, viralizou nas redes sociais Foto: Reprodução/Twitter)
A informação, acompanhada de uma foto da certidão de nascimento da menina, viralizou nas redes sociais Foto: Reprodução/Twitter

Uma recém-nascida no estado de Tabasco, no México, foi registrada pelos pais com o singular nome de "Breksit". A menina nasceu na sexta-feira, um dia após o Reino Unido realizar um referendo no qual os britânicos votaram por abandonar a União Europeia (UE), ação que ficou conhecida como "Brexit".

A informação, acompanhada de uma foto da certidão de nascimento da menina, viralizou nas redes sociais e chegou a ser repercutida pela imprensa local.

No México existem regulações sobre o registro dos nomes próprios. O artigo 58 do Código Civil para a capital afirma que "o juiz do Registro Civil aconselha a quem registrar o menor que o nome próprio não seja pejorativo, discriminatório, infame ou denegrinte".

Nos estados de Coahuila, Baja California Sur, Chihuahua, Durango, Jalisco, Querétaro, Quintana Roo e San Luis Potosí, é proibido o uso de nomes pejorativos ou que ridicularizem as crianças, e o estado Sonora chegou a publicar, em 2014, uma lista de nomes proibidos de serem usados para o registrar de crianças, entre eles "Facebook", "Twitter" e "Robocop". Nos demais estados do México, porém, há plena liberdade dos pais para nomearem os filhos de qualquer maneira e usar até 10 nomes.