Trabalho Responder e-mails profissionais fora do expediente está proibido na França O "direito de desconectar", incluso na nova legislação trabalhista do país, visa diminuir os danos causados pelo excesso de trabalho

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/05/2016 12:35 Atualizado em: 25/05/2016 12:59

Não responder aos e-mails de trabalho durante finais de semana e fora do horário de expediente agora é um direito na França. O "direito de desconectar", incluso na nova legislação trabalhista do país, visa diminuir os danos causados pelo excesso de trabalho.

Alguns elogiaram a cláusula como uma vitória na batalha contra o excesso de conectividade. "O direito de desligar não é necessariamente uma obrigação (...) mas é uma oportunidade - para reivindicar um pouco de espaço para respirar; a perceber que o mundo não vai parar de girar sem a produção e vigilância constante", escreveu, esta semana, o jornal The New Yorker.

Ainda assim, a proibição parece ser o único ponto bem aceito do projeto de reforma trabalhista no país, que tem se mostrado extremamente impopular. Os críticos da reforma afirmam que as novas leis devem enfraquecer os sindicatos, o que ameaça os direitos dos trabalhadores e aumenta a insegurança no emprego para os jovens. Nos últimos meses uma onda de protestos, muitas vezes violentos, tem acontecido na França.