Diario de Pernambuco
Busca
Eleições Republicano Ted Cruz desiste da corrida presidencial nos EUA e abre espaço para Donald Trump Decisão foi tomada após derrota para o bilionário nas primárias de Indiana; Trump precisava de 235 delegados para garantir a indicação e evitar uma difícil e imprevisível negociação na convenção Republicana

Por: Mike Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/05/2016 21:38 Atualizado em: 03/05/2016 23:50

 (Foto: Gage Skidmore/Wikimedia/Reprodução)

O pré-candidato republicano Ted Cruz, senador pelo estado do Texas, desistiu da corrida presidencial dos EUA nesta terça-feira. A decisão foi tomada após a derrota para o concorrente Donald Trump nas primárias do estado de Indiana, como informa o coordenador de campanha, Jeff Roe.

Cruz vinha afirmando recentemente que permaneceria na disputa até a convenção republicana em Cleveland, entre 18 e 21 de julho, e que bateria Trump na disputa pelos delegados.

De acordo com projeções divulgadas pelas redes de televisão, Trump obteve cerca de 50% dos votos, destruindo as aspirações do ultraconservador Ted Cruz e do moderado governador de Ohio, John Kasich.

Entretanto, de acordo com o portal norte-americano The Hill, já haviam sinais de que Cruz estava perdendo o controle de seu planejamento, que vinha se baseando nas prévias de Indiana.

"Nós demos tudo o que podíamos, mas os eleitores decidiram seguir outro caminho", afirmou Cruz durante o pronunciamento após a desistência.

Com a saída da corrida, Cruz abre espaço e Donald Trump se isola na disputa, praticamente se definindo como o candidato republicano à Casa Branca. O outro pré-candidato do partido é o governador de Ohio, o moderado John Kasich.

Trump precisava de 235 delegados para garantir a indicação e evitar uma difícil e imprevisível negociação na convenção Republicana, prevista para julho, em Cleveland, e nesta terça somou ao menos 30 dos 57 delegados de Indiana.

Com AFP