Manifestação Foto de mulher contrária a protesto de neonazistas viraliza na Suécia Tess Asplund, de 42 anos, aparece com o punho levantado contra o líder do Movimento de Resistência Nórdico (MRN)

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/05/2016 17:55 Atualizado em: 04/05/2016 17:56

Foto de Tess Asplund levantando o punho em protesto contra ativistas de extrema-direita viralizou na Suécia. Foto: David Lagerlof/Divulgação/Twitter
Foto de Tess Asplund levantando o punho em protesto contra ativistas de extrema-direita viralizou na Suécia. Foto: David Lagerlof/Divulgação/Twitter

Uma foto de uma mulher desafiando uma marcha de 300 neonazistas em Borlänge, na Suécia, viralizou no país e se tornou símbolo da resistência à ascensão da extrema-direita na Europa. Registrada no último domingo, a imagem mostra Tess Asplund, de 42 anos, com o punho levantado contra o líder do Movimento de Resistência Nórdico (MRN). Quem capturou o acontecimento foi o fotógrafo David Lagerlöf, da fundação antirracista de Estocolmo.

Inicialmente aberta aos refugiados, a Suécia introduziu controles em suas fronteiras e tenta conter o fluxo de requerentes de asilo através da verificação de identidade. No ano passado, 160 mil imigrantes conquistaram asilo no país escandinavo.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Tess explicou o que a levou àquela reação. "Foi um impulso. Eu estava muito irritada", contou. "Eu pensei: não, eles não podem marchar aqui", completa.

Tess também definiu os neonazistas como pessoas "grandes, furiosas loucas". Ela temia a reação do grupo à repercussão do seu protesto solitário e disse querer paz e tranquilidade. "Pensei um pouco: 'Talvez eu não deveria ter feito isso. Eu quero paz e tranquilidade'. Estou tentando manter a calma", revela.

A mídia sueca tem comparado o caso de Tess Asplund à "senhora com a bolsa", famosa imagem de uma mulher dando uma bolsada em um skinhead do partido de extrema-direita Nordie Reich. O fato ocorreu em 1985 e foi registrado por Hans Runesson.

"A senhora com a bolsa", em 1985. Foto: Divulgação/Twitter
"A senhora com a bolsa", em 1985. Foto: Divulgação/Twitter


Com informações d'O Globo e do The Guardian