Diario de Pernambuco
Busca
Segurança ONU condena 'veementemente' lançamento de foguete pela Coreia do Norte Texto foi aprovado por todos os 15 membros do Conselho em uma reunião de emergência neste domingo

Por: AE

Publicado em: 07/02/2016 15:55 Atualizado em:

O Conselho de Segurança da ONU condenou veementemente o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte e disse que vai se comprometer para "rapidamente" adotar uma resolução com "sanções significativas". "Mesmo se for caracterizado como um lançamento de satélite ou veículo espacial sem fins militares, o ato de hoje (neste domingo) contribui para o desenvolvimento do sistema de mísseis da Coreia do Norte" diz o texto, aprovado por todos os 15 membros do Conselho em uma reunião de emergência neste domingo. A nota da ONU ressalta que o uso de tecnologia de mísseis balísticos é uma violação de quatro resoluções do Conselho de Segurança. O comunicado também expressa o compromisso do Conselho "para continuar a trabalhar em direção a uma solução pacífica, diplomática e política para a desnuclearização da península coreana".

Mais cedo neste domingo, a televisão estatal norte-coreana informou que o país colocou em órbita um satélite com sucesso após o lançamento de um foguete. O comunicado afirma que a Coreia do Norte irá lançar mais satélites e que o lançamento foi ordenado pelo líder do país, Kim Jong Un. O ato despertou fortes reações de diversos países e organizações no Ocidente. Uniram-se na condenação a Pyongyang até mesmo inimigos históricos, como a Rússia e Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em um comunicado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que a Coreia do Norte mais uma vez demonstrou seu desprezo pelo direito internacional. "Convido o líder norte-coreano para pensar se a política de se opor à comunidade internacional está servindo aos interesses do país", escreveu o chanceler russo.

Com um tom mais duro, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que o lançamento do foguete pela Coreia do Norte é uma "violação direta" às resoluções da ONU. "Continuamos a pedir às autoridades da Coreia do Norte para cumprir com suas obrigações sob o direito internacional, para não ameaçar ou realizar qualquer lançamento em órbita usando tecnologia de mísseis balísticos", disse. Outros países se juntaram na condenação à Coreia do Norte. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que Pyongyang "ignorou mais uma vez os alertas da comunidade internacional por meio de uma provocação irresponsável". Já o presidente da França, François Hollande, pediu uma "reação rápida e severa da comunidade internacional".