° / °

Mundo
Data marcada

Julgamento de cúmplices em atentado de Copenhague começará em março

Dos cinco supostos cúmplices, homens com idade entre 19 e 31 anos, quatro estão sob custódia. Um foi libertado em janeiro

Publicado: 03/02/2016 às 16:04

Atiradores são vistos durante o resgate de uma vítima nos ataques de 15 de fevereiro, em Copenhague. Foto: Nils Meilvang/Arquivo/AFP/

Atiradores são vistos durante o resgate de uma vítima nos ataques de 15 de fevereiro, em Copenhague. Foto: Nils Meilvang/Arquivo/AFP/

Atiradores são vistos durante o resgate de uma vítima nos ataques de 15 de fevereiro, em Copenhague. Foto: Nils Meilvang/Arquivo/AFP

O julgamento dos supostos cúmplices do autor dos atentados de Copenhague de fevereiro de 2015 será iniciado em 10 de março, quatro deles sendo processados %u200B%u200Bpor cumplicidade terrorista, anunciou nesta quarta-feira o ministério da Justiça dinamarquês.

"O ministro da Justiça, Søren Pind, decidiu indiciar quatro homens por cumplicidade em atos de terrorismo no ataque contra a sinagoga em Copenhague, em fevereiro do ano passado", informa um comunicado do ministério, que acrescenta que o julgamento começará na capital dinamarquesa em 10 de março.

Em 14 de fevereiro de 2015, um dinamarquês de origem palestina abriu fogo em um centro cultural de Copenhague, onde acontecia um debate sobre a liberdade de expressão, matando um pessoa de 55 anos antes de fugir.

Em seguida, o homem, de 22 anos, matou a tiros um judeu de 37 anos que fazia a guarda da sinagoga na capital dinamarquesa, antes de ser morto em um tiroteio com a polícia.

Dos cinco supostos cúmplices, homens com idade entre 19 e 31 anos, quatro estão sob custódia. O quinto foi libertado em janeiro.

Os alvos - um debate sobre a liberdade de expressão com um artista que havia feito uma caricatura de Maomé, e depois uma sinagoga - são semelhantes aos dos ataques de janeiro de 2015 em Paris, contra o jornal satírico Charlie Hebdo e um mercado judeu.
Mais de Mundo