Diario de Pernambuco
Busca
Irã não vai recuperar fatia no mercado de petróleo europeu, mostra pesquisa Ainda não há clareza sobre quão rápido Teerã poderá voltar aos mercados onde não vinha operando

Por: Agência Estado

Publicado em: 08/02/2016 10:19 Atualizado em:

O Irã não vai conseguir recuperar participação no mercado de petróleo da Europa, segundo 77% de delegados pesquisados em conferência sobre o setor, organizada pela agência de notícias Platts, em Londres.

Os participantes do evento, que incluem operadores, gestores de fundos e executivos da indústria petrolífera, preveem que o Irã terá dificuldades de reconquistar clientes no mercado europeu, principalmente em meio ao atual ambiente de preços baixos.

Em debate do evento, chegou-se à conclusão de que o Irã se esforçou para preparar seu setor petrolífero para a suspensão de sanções internacionais, mas ainda não há clareza sobre quão rápido Teerã poderá voltar aos mercados onde não vinha operando.

Recentemente, um acordo que limita o programa nuclear iraniano permitiu à suspensão da maior parte das sanções internacionais que vigoravam contra Teerã.