° / °

Mundo
Histórico

Ex-guarda de Auschwitz será julgado na Alemanha aos 93 anos

Não identificado, homem era membro da unidade "SS Totenkopf"

Publicado: 05/02/2016 às 21:54

BERLIM - Um ex-guarda do campo de concentração nazista de Auschwitz, de 93 anos, acusado de cumplicidade em assassinato, será julgado a partir de 13 de abril pelo tribunal alemão de Hanau (oeste) - anunciou a corte nesta sexta-feira, sem informar seu nome.

Com idade entre 19 e 20 anos na época dos fatos pelos quais é acusado, o homem será julgado por um tribunal de menores por ter participado, como membro da unidade "SS Totenkopf", em "três transportes de deportados" entre 1º de novembro de 1942 e 25 de junho de 1943.

"Entre os deportados, pelo menos 1.075 pessoas foram assassinadas imediatamente depois de sua chegada a Auschwitz", afirma o comunicado do tribunal regional de Hanau.

Apesar da idade avançada, ele foi considerado apto e em condições, após exame médico, de comparecer à Justiça. As audiências devem se limitar a quatro horas por dia, completou a nota.

Este é o terceiro guarda de Auschwitz a ser julgado este ano. Reinhold Hanning, de 94, e Hubert Zafke, de 95, ambos da "SS de Auschwitz", vão comparecer à Justiça alemã este mês, acusados de cumplicidade no extermínio dos judeus.
Mais de Mundo