Mundo
Caso raro
Cirurgia de 'homem-árvore' é feita com sucesso em Bangladesh
Abdul Bajandar é um dos quatro casos deste tipo raro de HPV registrados em todo o mundo
Publicado: 20/02/2016 às 18:12

Foto: Munir uz Zaman/AFP/

Há dez anos, verrugas começaram a aparecer pelo corpo de Bajandar, principalmente em suas mãos e pés. Com o avanço da doença, o morador de uma modesta vila na cidade de Khulna, foi impossibilitado de utilizar os membros superiores e inferiores. "Cada dedo parece pesar muitos quilos. Eu simplesmente não consigo mais suportar", declarou Bandajar ao site.
De acordo com o cirurgião plástico que conduziu a operação, Samanta Lal Sen, amostras das verrugas de Bajandar foram enviadas para testes nos Estados Unidos. "Vamos aguardar a recuperação e depois de três semanas vamos operar sua mão esquerda. Aos poucos, suas pernas também passarão por procedimentos cirúrgicos", explicou.
O médico explicou ainda que casos como o de Bajandar são raríssimos, havendo apenas outros três registros anteriores, sendo um na Romênia e dois na Indonésia. O nome técnico da enfermidade é epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida como "doença do homem-árvore". É causada por uma falha do sistema imunológico que aumenta a vulnerabilidade ao papilomavírus humano (HPV).
Últimas

Mais Lidas
