Doença Bolívia confirma quinto caso de zika, agora em criança de 5 anos Ao todo, o país já registrou 2.017 casos de chikungunya e 1.222 casos de dengue

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 07/02/2016 16:39 Atualizado em: 07/02/2016 16:50

Um menino de cinco anos é o quinto caso confirmado de zika na Bolívia, o segundo autóctone - informou neste domingo a ministra da Saúde, Ariana Campero. Segundo o comunicado oficial, "temos cinco casos de zika, três deles foram importados do Brasil e dois são autóctones", disse a ministra à rádio e à televisão estatais. Além disso, "temos 2.017 casos de chikungunya e 1.222 casos de dengue", declarou a autoridade que lamentou também que "as chuvas (que se estenderão até março) intensificaram a infestação do vetor".

Embora a doença não tenha se propagado de forma maciça, alguns governos, como o de La Paz, declararam "emergência sanitária". A situação lhes permite mover orçamentos para ações de prevenção, especialmente em regiões quentes. O vírus zika é transmitido por mosquitos do gênero Aedes, entre eles o Aedes aegypti, que provoca a dengue e a chikungunya. O contágio causa febre, erupções na pele e dores articulares.