Síria Exilados iranianos: que general Suleimani foi gravemente ferido

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 29/11/2015 09:55 Atualizado em:

O general iraniano Ghasem Suleimani, chefe de operações externas dos Guardiões da Revolução, foi gravemente ferido na Síria, afirmou neste domingo o Conselho Nacional da Resistência Iraniana, organização da oposição no exílio na França.

Segundo informações procedentes do "interior do corpo dos Guardiões da Revolução", o general foi "gravemente ferido na cabeça por um estilhaço" durante um ataque de artilharia "contra o sul de Aleppo, há duas semanas.

"O veículo de Ghasem Suleimani, que se encontrava no local para supervisionar uma das operações dos Guardiões da Revolução e das forças paramilitares sob seu comando, foi atacado pelo Exercito Livre da Síria", assinalou o Conselho.

O militar foi levado de helicóptero a Damasco, de onde seguiu para Teerã, onde está no Hospital Baqiyatollah, dos Guardiões da Revolução, garante a oposição no exílio.

"Até o dia de hoje já passou por, ao menos, duas importantes cirurgias" e seu estado é "muito grave", afirma o Conselho.

O porta-voz dos Guardiões da Revolução, general Rameza Sharif, afirmou esta semana que o general Suleimani está "em perfeito estado de saúde e cheio de energia, ajudando a resistência islâmica na Síria e no Iraque".