cUBA EUA devolve a Cuba 39 imigrantes que tentaram chegar em balsas Entre outubro e novembro, 773 cubanos tentaram chegar a terras americanas por mar, segundo números oficiais

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 17/11/2015 20:40 Atualizado em:

Miami (AFP) - Os Estados Unidos devolveram a Cuba, nesta terça-feira, 39 imigrantes que tentaram chegar à costa americana em precárias balsas nos últimos dias, informou a Guarda Costeira.

Os cubanos foram resgatados de três balsas diferentes no Estreito da Flórida, os 150km de mar que separam a ilha do estado da Flórida, sudeste dos EUA, indicou o comunicado da guarda costeira.

Os balseiros foram levados, nesta terça-feira, à Bahía de Cabañas, Cuba, em uma lancha patrulha da entidade.

Desde que Estados Unidos e Cuba anunciaram, em dezembro passado, que iniciariam um histórico processo de aproximação, o fluxo de cubanos que tentam chegar à costa americana aumentou, ante o temor de que acabem os benefícios migratórios vigentes.

Diferentemente dos cidadãos de qualquer outra nacionalidade, uma vez em terra americana, os cubanos podem permanecer no país e desfrutar de facilidades trabalhísticas.

Se são interceptados ao mar, devem voltar para Cuba, no que se conhece como a política de "pés secos/pés molhados".

O governo de Barack Obama reiterou que não há planos de modificar as leis migratórias para Cuba.

"As leis americanas de imigração não mudaram, por isso peço às pessoas que não se lancem ao mar em balsas que não são aptas para navegação. É ilegal e extremamente perigoso", disse o capitão Mark Fedor, da Guarda Costeira.

Entre outubro e novembro, 773 cubanos tentaram chegar a terras americanas por mar, segundo números oficiais.

No último ano fiscal que finalizou em setembro, 4.462 cubanos chegaram por mar aos Estados Unidos ou tentaram fazê-lo, número elevado ao período anterior (3.940).

TAGS: