° / °

Mundo
Grupo jihadista

Estado Islâmico recupera parte de disputada cidade iraquiana

Cidade de Baiji, no norte do Iraque, abriga a maior refinaria de petróleo do país

Publicado: 02/09/2015 às 19:15

Washington (AFP) - Combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) recuperaram território na disputada cidade de Baiji (norte do Iraque), que abriga a maior refinaria de petróleo do Iraque, informou nesta quarta-feira o Pentágono.

Há meses são registrados ferozes combates dentro e em torno de Baiji, e as forças iraquianas e milícias fizeram retroceder os combatentes do EI nas últimas semanas.

Mas grande parte deste avanço foi perdido, disse a jornalistas o porta-voz do Pentágono, Jeff Davis.

"Vimos alguns progressos recentes nas últimas semanas, nos quais as forças de segurança iraquianas conseguiram recuperar algo de território dentro da cidade", informou.  "Nos últimos dias isso se reverteu (...). Muitos dos avanços conquistados foram perdidos", explicou.

Davis informou que os Estados Unidos mantém seu compromisso de ajudar as forças iraquianas.

"Claramente isso nos preocupa, mas sabemos que ali há uma situação dinâmica em desenvolvimento e estamos comprometidos a ajudar as forças iraquianas a se manterem na cidade e recuperar a refinaria", declarou.

O EI conquistou vastos territórios do Iraque em uma grande ofensiva em junho de 2014, ao oeste e norte de Bagdá. Um ano depois, e apesar da intervenção de uma coalizão militar internacional que bombardeia suas posições, os jihadistas não sofreram perdas de grande importância no país.
Mais de Mundo