Mundo
Conflito
Boko Haram mata "dezenas" de habitantes em povoado da Nigéria
Desde seu início, em 2009, a rebelião do Boko Haram já deixou mais de 15 mil mortos e meio milhão de refugiados no país
Publicado: 03/09/2015 às 08:39

Mulheres e crianças em frente as suas casas incendiadas pelo Boko Haram em 26 de maio de 2015 em Gubio, no estado nigeriano de Borno. Foto: AFP/Arquivos/

Kano (Nigéria) - Combatentes do grupo islâmico Boko Haram mataram dezenas de habitantes de um povoado no nordeste da Nigéria, informaram testemunhas nesta quarta-feira à AFP. O ataque ocorreu na manhã de segunda-feira em Fatawe, estado de Borno, onde cerca de 100 combatentes do Boko Haram reuniram os homens, amarraram suas mãos e os degolaram, antes de perseguir e matar os que fugiam horrorizados.
"Mataram dezenas, mas não posso dar um número preciso porque ainda temos que regressar e contar os mortos", declarou Amodu Kadir, refugiado do povoado de Mubi, no vizinho Estado de Adamawa.
"Os atacantes, que eram sem qualquer dúvida combatentes do Boko Haram, chegaram ao povoado às 10h30 (6h30 Brasília) e reuniram todo mundo, incluindo mulheres e crianças. Dispararam para o ar, amarraram as mãos dos homens adultos e os massacraram". Kadir, que perdeu o pai, contou que "a visão do terror provocou a fuga da multidão", mas os "assaltantes nos perseguiram a cavalo, atropelaram e pisotearam mais vítimas".
Galadima Bubba, outro habitante de Fatawe, disse que "os assaltantes mataram muitas pessoas no povoado quando atacaram, na segunda-feira. Massacraram alguns, abateram e atropelaram com os cavalos os que tentavam fugir".
Segundo Bubba, a população ignorou os conselhos do Exército nigeriano para que se retirasse para Gwoza, a 8 km, cidade tomada do Boko Haram em março. Desde seu início, em 2009, a rebelião do Boko Haram já deixou mais de 15 mil mortos e meio milhão de refugiados na Nigéria.
Últimas

Mais Lidas
