Diplomacia EUA e Cuba anunciam amanhã reabertura de embaixadas

Publicado em: 30/06/2015 21:42 Atualizado em:

O presidente norte-americano, Barack Obama, vai anunciar amanhã (1º) que os Estados Unidos e Cuba chegaram a um acordo para restabelecer as relações diplomáticas e reabrir embaixadas nas respectivas capitais, segundo fonte da Casa Branca citada por agências internacionais.

“Vamos anunciar formalmente amanhã (quarta-feira) que os Estados Unidos e Cuba chegaram a acordo para restabelecer relações diplomáticas formais e abrir embaixadas nas respetivas capitais”, disse a fonte, que não informou se já foi fixada uma data para a abertura das embaixadas, cerimônia que deverá implicar uma visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a Havana.

Washington e Havana anunciaram no dia 17 de dezembro uma reaproximação histórica depois de meio século de tensões. Desde então, foram feitas quatro rodadas de negociações formais para preparar a abertura das duas embaixadas.

A abertura das representações encerra o processo de restabelecimento das relações diplomáticas, mas não o de normalização das relações que, segundo Havana, implica a suspensão do embargo econômico imposto à ilha em 1962 e a devolução dos terrenos ocupados pela base militar norte-americana de Guantánamo.