Diario de Pernambuco
Busca
Racionamento Nos EUA, Califórnia não cumpre meta de economia de água, dizem reguladores Estão sendo consideradas leis para proibir cidades de usar água potável para molhar plantas e incentivos a moradores para que deixem seus gramados sem água.

Por: Estado de Minas

Publicado em: 05/05/2015 17:44 Atualizado em:

Sacramento, 05 - Os californianos economizaram pouca água em março e as autoridades locais não foram agressivas o suficiente para combater o desperdício, afirmaram reguladores. Segundo eles, os moradores e as comunidades não conseguiram atingir a meta voluntária de economia defendida pelo governador Jerry Brown.

O Conselho de Controle dos Recursos Hídricos do Estado recebeu a atualização, no momento em que avalia a possibilidade de regulações de emergência obrigatórias, para proteger os mananciais de água no Estado. Brown já argumentou que as metas voluntárias eram insuficientes e que os californianos precisavam de um empurrão para levar a sério a economia.

Uma pesquisa dos departamentos locais de água divulgada no início de uma reunião de dois dias mostra que o uso caiu menos de 4% em março, na comparação com igual mês de 2013. No geral, a economia foi de apenas 9% desde o último verão local, mesmo com Brown recomendando uma taxa voluntária de 20%.

Estão sendo consideradas leis para proibir cidades de usar água potável para molhar plantas e incentivos a moradores para que deixem seus gramados sem água, para cumprir com metas obrigatórias.

O Conselho planeja determinar que cada cidade reduza a água em até 36%, na comparação com 2013, o ano anterior à declaração de emergência de seca do governador. As regulações também devem impedir que novas casas e prédios da Califórnia molhem seus gramados, a menos que atinjam as novas metas de eficiência. Já há restrições em andamento: os californianos não podem, por exemplo, molhar o gramado até dois dias depois de uma chuva, lavar carros com mangueiras que não fecham ou lavar a calçada com água. Os hotéis precisam oferecer aos clientes a possibilidade de reutilizar toalhas e lençóis e os restaurantes só podem servir água a pedido do cliente.