Tóquio Milhares de japoneses se manifestam contra base militar norte-americana Projeto prevê transferir a sede de Futenma para Henoko, no nordeste do arquipélago de Okinawa

Por: Agência Estado

Publicado em: 24/05/2015 19:29 Atualizado em: 24/05/2015 19:25

Milhares foram às ruas. Foto: Kazuhiro Nogi/AFP
Milhares foram às ruas. Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Cerca de 15 mil manifestantes formaram, neste domingo, em Tóquio, uma corrente humana para protestar contra o projeto de construir uma nova base militar norte-americana no arquipélago de Okinawa.

Os manifestantes cercaram o Parlamento com cartazes contra o projeto que prevê transferir a base americana de Futenma para Henoko, no nordeste do arquipélago.

Situada na cidade de Ginowan, a base de Futenma deve ser deslocada até uma região litoral menos populosa, mas os habitantes de Okinawa não querem nenhuma base em seu território.

"Devemos impedir essa construção", declarou um manifestante de 66 anos, Akemi Kitajima.

Okinawa, um arquipélago ocupado pelos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial e devolvido ao Japão em 1972, abriga mais da metade dos 47 mil soldados americanos presentes em território japonês.

Os habitantes estão insatisfeitos com a presença de soldados americanos devido ao ruído dos aviões e aos riscos de acidentes.

Além disso, argumentam que a presença dos soldados constitui uma porta aberta para a criminalidade, com base em vários casos de estupro registrados nos últimos anos.

Em 29 de abril passado, em Washington, o primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, confirmou que pretende transferir a base de Futenma em função do pacto de defesa Japão-EUA.

"É a única solução", disse Abe após reunir-se com o presidente americano, Barack Obama.