Diario de Pernambuco
Busca
Missão espacial Soyuz decola rumo à Estação Espacial com três astronautas a bordo

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 28/03/2015 08:58 Atualizado em: 28/03/2015 09:01

Nave Soyuz-TMA16M decolou em Baikonur rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Foto: AFP KIRILL KUDRYAVTSEV
Nave Soyuz-TMA16M decolou em Baikonur rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Foto: AFP KIRILL KUDRYAVTSEV
Uma nave espacial Soyuz decolou ontem (27) à noite de Baikonur, com um astronauta americano e dois cosmonautas russos a bordo, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) - informou o Controle de Missão russo. A Soyuz-TMA16M decolou conforme previsto, às 22h42 (16h42, horário de Brasília), do cosmódromo situado no Cazaquistão.

"O voo está normal", afirmou o Controle, alguns minutos após o lançamento, acrescentando que dois dos astronautas ficarão no espaço em uma missão recorde de um ano. A nave deve se acoplar à ISS às 4h36 de sábado (22h36, no horário de Brasília).

O engenheiro da Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês), Scott Kelly, e o russo Mikhail Kornienko passarão 342 dias na ISS. Já o terceiro tripulante, o russo Gennady Padalka, ficará no espaço durante o período habitual de seis meses.

Kelly, de 51 anos, e Kornienko, de 54, farão uma missão especial de teste dos efeitos de voos espaciais sobre o corpo humano durante longos períodos. Encontram-se na ISS, atualmente, o russo Anton Shkaplerov, a italiana Samantha Cristoforetti e o americano Terry Virts. O trio deve voltar à Terra em maio.