Diario de Pernambuco
Busca
Europa Estônia vota em legislativas preocupada por segurança pela Rússia A anexação da Crimeia e os movimentos russos na Ucrânia são seguidos de perto nesta antiga república soviética

Por: Estado de Minas

Publicado em: 01/03/2015 14:25 Atualizado em:


Os estonianos elegem neste domingo um novo Parlamento em eleições marcadas pelo medo de uma possível ameaça de Moscou e do avanço do partido pró-russo Centro, que, no entanto, será incapaz de formar um governo, segundo as pesquisas.

Os colégios eleitorais, abertos desde as 07h00 GMT (04h00 de Brasília), devem fechar às 18h00 GMT (15h00 de Brasília).

Por volta das 21h00 GMT (18h00 de Brasília) são esperados os resultados completos das eleições, nas quais um terço dos eleitores, cerca de 177.000 pessoas, votaram pela internet.

A anexação da Crimeia e os movimentos russos na Ucrânia são seguidos de perto nesta antiga república soviética, separada da URSS em 1991, de 1,3 milhão de habitantes, um quarto dos quais são de língua russa.

Os exercícios militares russos na fronteira estoniana poucos dias antes das eleições aumentaram os temores de que o Kremlin desestabilize os antigos membros da falecida União Soviética.

Segundo uma pesquisa do TNS Emori, publicada no sábado, o Centro obtinha 22% das intenções de voto, atrás do Partido da Reforma (26%) e à frente dos sociais-democratas (19%). Estas duas últimas formações governam atualmente em coalizão.

Os bons resultados do Centro devem-se ao apoio da minoria de língua russa neste país relativamente próspero, membro da Otan, da União Europeia e da zona do euro.