Confusão Deputado ucraniano é detido em marcha em memória de Nemtsov na Rússia "Não gritei nenhum slogan. Não carregava nenhum cartaz, simplesmente me detiveram por vestir uma camiseta e agora me levam à delegacia", declarou o parlamentar

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 01/03/2015 14:44 Atualizado em: 01/03/2015 14:49


Um deputado ucraniano declarou neste domingo que foi detido pela polícia russa em Moscou, enquanto se preparava para participar da marcha em homenagem ao opositor Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira.

"A polícia me deteve", afirmou em sua conta do Facebook Alexei Goncharenko. "Não gritei nenhum slogan. Não carregava nenhum cartaz, simplesmente me detiveram por vestir uma camiseta e agora me levam à delegacia", declarou o parlamentar.



Em sua conta do Facebook, Goncharenko aparece com uma camiseta com uma foto de Nemtsov, sob a frase em ucraniano "Os heróis não morrem", um dos slogans das manifestações pró-ocidentais do ano passado em Kiev.

Na manifestação milhares de pessoas marcharam pelo centro de Moscou em homenagem ao político assassinado, uma figura muito crítica ao presidente russo, Vladimir Putin.

Posteriormente, o serviço de imprensa do deputado informou que o parlamentar foi levado a uma delegacia e que as autoridades confiscaram seu telefone, deixando-o incomunicável.

O advogado de Goncharenko declarou à agência russa Interfax que o parlamentar foi detido por desacato.

O deputado ucraniano, membro do bloco do presidente Petro Poroshenko, viajou a Moscou para participar da marcha em memória de Nemtsov.