° / °

Mundo
Júri

Começa julgamento de suspeito dos atentados na Maratona de Boston

Publicado: 04/03/2015 às 16:23

A cidade americana de Boston mergulhou novamente nesta quarta-feira no pesadelo dos atentados que atingiram a maratona da cidade em abril de 2013, com o início do julgamento de seu único acusado, Dkojhar Tsarnaev, dois anos após a tragédia, que deixou 3 mortos e 264 feridos.

Djokhar Tsarnaev, um jovem muçulmano de origem chechena que chegou criança aos Estados Unidos, pode ser condenado à pena capital se for declarado culpado do pior atentado cometido em solo americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

A sala de audiência do tribunal presidido por Georde O'Toole estava repleta para a abertura deste esperado processo.

O jovem de 21 anos no passado se declarou inocente das 30 acusações apresentadas contra ele, entre elas o uso de uma arma de destruição em massa que provocou as mortes. Também é acusado, junto ao seu irmão Tamerlan, que morreu durante um confronto com a polícia quatro dias depois dos atentados, de ter matado um policial durante sua fuga.

Os irmãos Tsarnaev, acusados de ter planejado sozinhos estes atentados, são um exemplo da ameaça representadas pelos lobos solitários autorradicalizados, tão temidos pelas autoridades americanas.

Tamerlan Tsarnaev morreu na madrugada de 19 de abril de 2013 em Watertown, nos arredores de Boston, em um tiroteio com a polícia.
Mais de Mundo